terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pão por Deus

Lembro-me da excitação daquela manhã, de serem sete e pouco e já andar de um lado para o outro à procura do saco. Aquele com rendinhas e azul que a minha avó fez de propósito. Ainda me lembro da mãe de uma amiga dizer: "as raparigas estão doidas, não podem ir bater à porta das pessoas antes das nove e meia!". E lá íamos com o saco na mão até ficar cheinho: beijinhos, broas, figos secos, pevides, avelãs (acho que é por isso que gosto tanto deste fruto), pastilhas gorila e melões, petazetas, chupas em forma de coração, línguas de gato... Eram preciosidades, guardadas dentro de frascos para durarem o ano todo (não duravam, nunca duravam). Se bem que a minha mãe fazia uma seleção rigorosa, pois algumas das coisas que nos davam já não estavam comestíveis.
Só fui umas quatro vezes, com a idade ganhei vergonha e deixei de ir. Se atualmente, dessem o que seria suposto, como broas, romãs, frutos secos e bolachas caseiras, então hoje perderia a vergonha.

"Com o passar do tempo, o Pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta actividade é, principalmente, realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "Pão-por-Deus" nas localidades que não tinham sofrido danos." Fonte: wikipedia/Foto: naturalcandystore.com
Para a amiga S.*

Bom Feriado*

4 comentários:

Lurdes Dias disse...

Lindo....Também coloquei essa citação, na nota que criei porque desconhecia a origem...
Bom Feriado!!

LadyBug disse...

Ainda hoje, pela manhã, a conversa de pequeno almoço foi essa... Em que os meus pais relembravam,como eu, como era giro e entusiastico conseguir encher o saco de guloseimas! O meu pai refere com saudade,que no tempo dele,
"Esta era a unica altura em que comia romã! Havia um senhor aqui na vila que dava sempre romãs como Pão por Deus."
A determinada altura também desisti...era muito alta, não era por acaso que me chamavam poste de electricidade, e quando todos os meus colegas enchiam sacos(as vezes batiam o record dos 2sacos), eu ficava pelo "meio cheio,meio vazio" porque segundo os senhores crescidos eu já era muito grande pra andar ao Pão por Deus...

Sílvia disse...

OMG, OMG!!! Como me lembrei dos meus tempos de criança, do nosso tempo de criança!!! Agora estou do outro lado, sou a adulta que dá rebuçados (mas que tb os vai comendo)... Hoje fiquei com sem nada.. levaram-me tudo!! São tantos os miúdos... maior parte não os conheço.. Mas sempre gostei deste dia e continuo a adorar!!!!! Pão por Deus... bate à porta e vai com Deus!!! xD

Cloe disse...

Obrigado pelos vossos comentários, que também me fizeram viajar no tempo...