domingo, 13 de novembro de 2011

Depressão Sazonal

Ultimamente, tenho falado com pessoas que se sentem muito insatisfeitas com tudo à sua volta; com as mudanças, com os problemas que surgem, consigo próprias, com os outros, com o meio social onde estão inseridas, com a sua profissão, etc. Os dias cinzentos e mais curtos, a chuva, o frio, a instabilidade do país e a carência de hábitos mais saudáveis, parecem contribuir para esses estados de espírito. Tudo parece custar mais.

Talvez isto esteja mal organizado, talvez as formigas tenham razão. Talvez devêssemos trabalhar arduamente, juntar, poupar nos meses quentes para podermos ficar em "hibernação" nos meses mais frios. Possível ou não, a revista Time, sugere oito formas de lidar com a depressão do inverno, ei-las:

1 {Acertar os relógios}
Nunca percebi muito bem o porquê da mudança da hora, parece que é uma forma de combater a depressão sazonal uma vez que levantar ainda de noite provoca sentimentos depressivos e interferências no nosso relógio biológico (depressogenic). Devemo-nos expor à luz solar o mais possível e acordar cedo é uma boa solução. A terapia da luz, utilizada noutros tipos de depressões, também é aconselhável.

2 {Socializar}
Uma vida social ativa, significa um cerebro maior e mais saúde mental. Contrarie, mesmo que só lhe apeteça sofá, manta e televisão, faça um esforço e saia de casa ou convide amigos!!

3 {Fazer exercício físico}
Praticar regularmente exercício físico, ajuda a combater o estado depressivo. Tente escolher um desporto de que goste e tente fazê-lo sempre nos mesmos dias e à mesma hora, inserindo-o na sua rotina. Acredite, sentir-se-á melhor.

4 {Respirar fundo}
Apesar de ser um exercício simples, é uma boa arma, pois estimula o nervo pneumogástrico que é responsável por contrabalançar o stress.

5 {Massagens}
Durante uma massagem com a devida pressão, os níveis de cortisol (hormona do stress) baixam, enquanto a serotonina, molécula envolvida na transmissão química entre os neurónios, aumenta, contribuindo para a sensação de alívio e de bem-estar.

6 {Cafeína}
Um estudo demonstrou que uma mulher que beba mais de um café por dia, apresenta menor risco de depressão do que uma que não o faça. O que não confirma que a cafeína eleva o estado de espirito, mas como é um estimulante, ajuda a manter-mo-nos mais ativos.

7{Suplementos alimentares}
Devem ser usados como complementos de uma alimentação saudável, encontram-se disponiveis em farmácias, ervanárias e parafarmácias, não apresentando efeitos secundários negativos.

8 {Ajuda profissional}
Quando as medidas tomadas diariamente não são suficientes, é necessário pedir ajuda médica. Terapias, como a de conversação e a medicação também podem ser soluções.

Para mim, a cinco e seis, não devem funcionar, se bem que ontem o café voluto soube bem! Para além das sugestões acima, acredito que existam outras mais adequadas a cada tipo de pessoa. Basta que procuremos diariamente o que nos faz feliz. Todos sabemos, bem cá dentro, o que devemos ou não fazer para melhorar as nossas situações, sejam elas quais forem. O maior obstáculo, muitas vezes, somos nós mesmos...

1 comentário:

LadyBug disse...

Gostei :)