sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mudar

Passamos a vida a tentar mudar coisas no inicio de cada ano, a tentar fazer o que até então não conseguimos. Coisas simples como auto-disciplina, coragem e paciência, que englobam coisas como emagrecer, hábitos de vida mais saudáveis, ganhar mais dinheiro, são algumas das coisas pelas quais ambicionamos. É normal fazerem-se listas, colocá-las à vista, olhá-las várias vezes, mas só nos primeiros tempos, muitas listas não sobrevivem até fevereiro. E vai-se a ver, chegamos ao final do ano e nada, se cumprimos dois dos pontos, foi muito! E vem a frustração, a insatisfação resultante de algo que ficou por fazer. A verdade é que não é fácil disciplinar-mo-nos, não é fácil ter uma vida saudável. Não, não é! Se fosse, não seria para nosso bem com toda a certeza (tudo o que nos faz mal ou que destrói a nossa felicidade, é fácil, é sempre muito fácil de adquirir/concretizar).

Como já referi aqui, o meu ano não começa em janeiro, começa em setembro, portanto, para os primeiros três meses do meu ano, não estou nada mal. Cumpri parte dos objetivos até agora, as coisas têm corrido como planeado. Se foram fáceis, nada mesmo, mas as dores de crescimento fazem-nos bem, assim como olhar para realidades diferentes e ver a vida de outra forma. Cada obstáculo não deve ser um problema, mas sim um desafio, já dizia o Mourinho. E gosto disso. Gosto de pensar que os próximos meses serão tramados, serão de luta e que trarão grandes problemas, ou melhor, desafios. Na prática, vai doer muito, mas vai-nos fazer crescer ainda mais e, quem sabe, alcançar coisas de que não estávamos à espera.

Tenho essa esperança, tenho essa vontade. Quero dizer que esfolei os joelhos a escalar a montanha, mas que lá de cima a vista é fantástica. Só precisamos de três coisas essenciais para o conseguir: Deus, como é importante acreditar em algo mais, como é importante saber que não subimos sozinhos. Amor, precisamos dos outros, de perdoar-lhes, de engolir uns sapinhos, de ter compaixão e não julgar. Esperança, acreditar que existe algo precioso para cada um de nós e para as nossas vidas. Acreditar que somos seres especiais, dotados de grande capacidade e inteligência, que podemos ir sempre mais além do que julgamos, só temos de acreditar em nós. 

É só isto que desejo para vós no próximo ano, que possam conseguir ir mais além, concretizar os vossos maiores sonhos e ultrapassar desafios. Sejam felizes já, apartir de agora, com o que já têm!
Feliz 2012 para vós que tiveram a paciência de ler este texto e que vão passando de vez em quando. Um muito obrigado. Mesmo não conhecendo grande parte, estarei a orar por vós, estarei a pedir por vós!

Com amor,
Cloé*